26/06/2007

Prós e Contras

Estou afastado do Porto há quase um ano, é bem verdade. Não é menos verdade que vim para Lisboa para ter condições de trabalho que não encontro no Porto… No entanto, depois de ver o Prós e Contras de ontem à noite, fiquei preocupadíssimo com o cataclismo depressivo que assolou a cidade! Tudo bem que o presidente continua a ser o… o… haaaa... Como é que ele se… ok, o tipo da mercearia! Mas estarão as coisas assim tão caóticas como ontem foram descritas, com pujança, na RTP?

Ouvi falar em desemprego… problema nacional.

Ouvi falar em falta de investimento… problema nacional.

Ouvi falar em depressão… problema nacional.

Ouvi falar em falta de obras e de cultura e ok, aí admito a estagnação, mas sabemos que em casa de merceeiro não se gasta aquilo que não se tem. E toda a gente sabe que se gere uma cidade como se gere a própria casa ou a mercearia, gastando-se o que se tem.

Claro que depois aparecem os centros comerciais…

8 comentários:

Unknown disse...

desemprego, falta de investimento, depressão - problema nacional
no Porto quer dizer problema local, que afecta mais quem lá vive do que todos os outros concelhos do país. É onde existe a maior taxa, a maior depressão porque simplesmente o presidente é surdo, só quer saber de corridas de carros e coisas tão importantes como. O Porto sempre foi um motor de cultura mas agora é um motor de fome (sim, fome), de depressão porque nem quem tem engenho e graça para desbaratar o consegue fazer. Porque a câmara não quer, porque ele não ouve nem quer saber. O Porto, infelizmente está um caco.
A velha história das pessoas que foram para Lisboa para poderem ser alguém de que se possa falar não são exemplo disso. São pessoas que o Porto não precisa porque se foram embora, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Rui Veloso...
O Porto precisa de gente e quase já não a tem. A gente do Porto não pode viver na Rua da Alegria (por exemplo) porque embora mais de metade das casas estejam devolutas ninguém sabe como se pode viver ali.
No fundo frases como esta (do Sérgio) "ai eu estive quase morto no deserto e o Porto aqui tão perto" são falácias que a gente do Porto desculpa a quem votou a cidade ao abandono.
É verdade. A cidade está abandonada.

Palmilha Direita disse...

Por muito que concorde contigo em relação ao homem, não posso atirar-lhe as culpas todas para cima cegamente. Sou do Grande Porto, mas não sou do Porto... sou da Maia. Onde, tal como em Gaia, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Gondomar, Valongo, Trofa, Famalicão, Santo Tirso, Felgueiras, etc, o problema do desemprego existe realmente. Não mais do que no Alentejo ou na região de Setúbal, mas é, a par destes, dos mais graves do país. E porquê? Porque os nossos empresários compraram Ferraris com o dinheiro comunitário que era destinado a investir na indústria Têxtil, por exemplo. Os culpados da situação do norte são vários, por isso não concordo que o presidente da câmara do Porto seja o culpado de tudo. As suas vistas curtas vão e estão arruinar ainda mais a cidade, mas não a culpa não morre solteira.

Helena Henriques disse...

Ok, mas falava-se do Porto cidade, aquela que exporta os seus habitantes porque está a cair aos bocados, aquela que pretende ser pólo de atracção turística com o seu património da humanidade e que depois das 20:00 é deserta. Sugiro à Palmilha direita um passeio pelo Porto e posterior comparação com Lisboa - essa ainda tem gente.

Palmilha Direita disse...

Conheço, e bem, as duas realidades. Trabalho em Lisboa (apenas há um ano) e passo os fins de semana no Porto. Comparando as duas, preferia o Porto, de longe. Lisboa é uma cidade esburacada, com dezenas de obras inacabadas, com muita pobreza e pessoas que se acotovelam todos os dias para chegar ao emprego, de onde tiram ordenados miseráveis que não dão para o custo de vida local. Oeiras, Almada, Loures, Cascais, etc. são a casa de cada vez mais ex-lisboetas, que trabalham na cidade durante o dia e fogem dela à noite.
Conheço as duas realidades muito bem, no entanto aceito o conselho do passeio, que só faz faz bem a corpo e mente!

Unknown disse...

como explicar o que já expliquei

vivi 30 anos em Gaia sempre a atravessar a ponte para conhecer alguém, falar com este ou com aquela, estar bem no sentido cultural do termo
isto quer dizer maia, matosinhos, gondomar, vila do conde, amarante, valongo...(you name it)
o que eu falei foi do pólo
do centro
do aglutinador
quando aí se varrem as pessoas não sobra nada
e o nada é tudo para algo que o Porto sempre foi, o sítio para falar o que depois se faz à volta
não sei ser mais claro

Palmilha Direita disse...

Concordo. Não sugeri o contrário na resposta ao teu comentário. O post foi obviamente irónico (senti necessidade de ser mais claro).

Unknown disse...

eu percebi...

marinero disse...

MIGUEL MARTINEZ DEVESA
MILAGRRO11-VALENCIA-46003-ESPAÑA

CADA VEZ QUE "PIENSO EN PORTUGAL"
PAIS AL QUE "APRECIO Y QUIERO" POR TENER BUENOS AMIGOS.
ME DUELE LA SITUACIÓN, DE LA MAYORIA DE LOS PORTUGUESES, (UN PAIS QUE PODIA SER EL ORGULLO DE EUROPA)Y POR DESGRACIA "NO" LO ES.
PARA ELLO CONTRIBUYE SRS. COMO EL
"SR BELMIRO DE AZEVEDO" QUE SE
APROVECHAN DE ESTAS SITUACIONES PARA LLENAR "MÁS" SUS BOLSILLOS.
INVIRTIENDO SOLO PARA "GENTE RICA"
Y PAGANDO UNOS SALARIOS POBRES. ESTA ES UNA FORMA DE HACER "RIQUEZA" SIEMPRE A CONSTA DEL "TRABAJADOR" Y DE LA "GENTE HUMILDE".
"NO" QUIERE "RECORDAR" QUE EL TAMBIEN VIENE DE "FAMILIA HUMILDE"
Y QUE PORTUGAL LE DIO LA OPORTUNIDAD DE SER TODO LO QUE ES HOY.EL MÁS RICO DE PORTUGAL.
SOLO ES AMIGO DEL "DINERO" VENGA DE DONDE VENGA Y DE LA FORMA QUE VENGA.
PARA MI TIENE UN "CORAZÓN DE HIELO
SOY UN EXTRABAJADOR DE SU GRUPO.
"VENDIO" LA FABRICA QUE TRABAJABA
"ANTES" DE "DESPEDIRME".
"COBRO" 120.OOO EUROS POR MI DESPIDO.PAGADOS POR LA EMPRESA COMPRADORA.
"ORDENO" Y "MANDO" UNA PERSONA PARA QUE "FIRMARA" MI "DESPIDO Y RENUNCIA A 120.000 EUROS.

"COSA QUE CONSIGUIO"

CLARO QUE PARA ELLO TUVE QUE SER:

"CHANTAGEADO,EXTORSIONADO,AMENAZADO Y ENGAÑADO CON TRAMPAS Y MENTIRAS.

LA JUSTICIA ESPAÑOLA "NO" PUEDE HACER "NADA" PORQUE "FIRME"¿VOLUNTARIO?.

ASOMBROSO PERO "CIERTO".
POR ESO "NO" ME EXTRAÑA LA POCA PREOCUPACIÓN QUE TIENE POR SU PUEBLO .
"DICE UNA COSA Y HACE OTRA"
EN "ORDEN DOS ABOGADOS" DICE"
QUE A SUS TRABAJADORES LES INCULCA LA "LEY" Y QUE SU "CONCIENCIA NO LE GUSTA LOS ABUSOS DE PODER" Y TAMPOCO LAS "INJUSTICIAS".

"MARAVILLOSO SÍ SE LO APLICARA ASI MISMO Y AYUDARA AL BIENESTAR DE SU PAIS Y "NO" DE SU BOLSILLO.
ATENTAMENTE
MIGUEL MARTINEZ DEVESA