12/05/2007

Quotas

Segundo consta, vai ser aprovado um diploma pelo governo, (o tal que não controla a comunicação social) elaborado pela ERC (a tal que se assemelha ao som que emitimos quando comemos algo estragado), que visa impor quotas de tempo de antena nos noticiários públicos para cada partido. De acordo com o projecto, RTP 1, RTP 2 e RTPN deverão dedicar os seus noticiários a cobrir notícias relacionadas com governo e oposição nas seguintes proporções:

Protagonista

Valor (%) tendencial

Governo + Partido Socialista

50%

Oposição Parlamentar (PSD+PCP/PEV+CDS/PP+BE)

48%

Oposição extra-Parlamentar

2%

Eu aplaudo de pé a decisão. Acho é que apenas 50% para o governo é pouco. Este é um governo de trabalho, de reformas (Freitas do Amaral), de acção. Todos os dias são projectadas apresentações em powerpoint muito interessantes sobre o simplex, e cada uma enchia os 50%!

E tenho algumas dúvidas:

- Para haver pelo menos 48% de notícias sobre a oposição, o PSD não devia ser obrigado a mudar de líder?

- Os 48% diários serão avaliados ao fim do ano? É que se forem, então o PCP já tem a sua conta para o ano todo só no 25 de Abril.

- O “Minuto Verde” conta como notícia sobre os Verdes?

- Uma notícia sobre o regresso do Wrestling ao Pavilhão Atlântico não pode ser confundida como uma notícia sobre um congresso do CDS?

- Mesmo que não houvesse esta lei, o PSD não devia ser obrigado a mudar de líder?

- Os 2 % de oposição extra parlamentar incluem o Manuel João Vieira? E o vermelhusco da barbixa anti-imigras?

- Uma notícia sobre uma apreensão de droga ou sobre um casal homossexual não deverá ser considerada uma notícia sobre o BE?

- Uma notícia que diga “Sócrates não é Engenheiro” é uma notícia que cabe na percentagem do governo ou da oposição?

- Quem é mesmo o líder do PSD?

4 comentários:

varna disse...

pois eu tenho ainda outra dúvida: e se num mesmo dia o psd mudar de líder, os trabalhadores fizerem greve geral, for apreendido um carregamento de haxixe nas caxinas e o hulk hogan for ao pavilhão atlântico?! 50% do noticiário público tem, ainda assim, que ser preenchido com os gases da ministra da cultura ou o antónio costa que esteve a tirar macacos do nariz na assembleia da república?

Anónimo disse...

Bem, após uma rápida vista de olhos aqui pelo blog, pude constatar que o palmilha direita possui aproximadamente 90% do tempo de antena.
Ora isto não é ilegal, mesmo para solicitadores?

Palmilha Direita disse...

Ilegal só se for por exploração da classe operária, oh ervanária!

Anónimo disse...

ui jasus...vendam-lhe um valium sem receita aí na capitali, que ele ficou nervoso....ehehehe